quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

SUELI OLIVEIRA - UMA ARTISTA ALUMINENSE



INTRODUÇÃO

        Conhecemos muita gente em Alumínio onde moramos durante vinte e dois anos e trabalhamos trinta e um. Fizemos muitos amigos, a maioria deles companheiros de trabalho na grande indústria da localidade, a Companhia Brasileira de Alumínio.
        Devido termos trabalhado numa seção chamada Métodos e Processos, tivemos um conhecimento macro do funcionamento da fábrica.
        Num departamento da usina chamado Fábrica de Eletrodos ou Sala Pasta havia um encarregado que  conhecemos muito bem: Seu nome: Marcos Pereira dos Santos. 
Moramos durante algum tempo na mesma vila, ou seja, a Vila Industrial, propriedade da CBA. Depois tomamos rumos diferentes: Ele construiu sua residência na Vila Paraíso e nós em Mairinque.
        Em 1985 fomos trabalhar na Gerência Administrativa, já após o falecimento do Dr. Antonio de Castro Figueirôa, que dirigiu a fábrica durante trinta anos. Aí então tivemos como colega de trabalho a jovem Sueli Edviges dos Santos, que trabalhava na Contabilidade. Ela era filha do Sr. Marcos a quem já nos referimos.
        O tempo passou. O Sr. Marcos faleceu. Nós mudamos para Araçoiaba da Serra e agora há pouco tempo, para Sorocaba. Somos amigos do filho do Sr. Marcos, o Pedro Pereira dos Santos, nosso companheiro nas lides presbiterianas.
        O que eu não sabia era que a ex companheira de trabalho Sueli havia desenvolvido seus dons artísticos, mais propriamente na pintura, fazendo  exposições em Alumínio e em outras localidades.
Aí vai, pois, uma pequena mostra do trabalho dessa artista da “terra do metal branco”.

SUELI OLIVEIRA - UMA ARTISTA ALUMINENSE

Sueli Edviges dos Santos Oliveira nasceu na cidade de Alumínio no antigo Hospital Maria Regina em 16 de Outubro de 1963 residindo até os dias de hoje na cidade.
Filha de Marcos Pereira dos Santos e dona Eva Germani dos Santos, Sueli sempre estudou na terra natal, se formando no antigo Magistério, curso em nível de segundo grau específico para a formaçao de professores de crianças do antigo primário.
Mas nos nove anos em que trabalhou na Cia. Brasileira de Alumínio Sueli atuou na Divisão de Contabilidade, sob a chefia de outro professor: o Sr. Wilson Martins.
 Ainda jovem começou a se interessar pelo universo da arte aprendendo cerâmica, vitral, pintura em tecido entre outros, mas foi pela pintura em tela que desenvolveu grande paixão.
        No ano de 1985, Sueli com grande apoio de seu pai Marcos Pereira dos Santos começou a desenvolver suas primeiras telas onde também contou com a ajuda de sua professora Dirce Totti na cidade de Mairinque, passando um ano de sua vida aperfeiçoando seus conhecimentos juntamente com sua professora.
Com o casamento e a chegada dos filhos o tempo dedicado à pintura ficou cada vez mais difícil para nossa artista que sentia um vazio em sua vida sem a arte.
Em 1999 seu grande incentivador Sr. Marcos Pereira dos Santos veio a falecer. Foi através de um sonho que, nossa artista mesmo com as atribulações do cotidiano voltou a usar seu dom tão lindamente, sendo convidada a participar do Mapa Cultural na cidade de Laranjal Paulista sendo uma das representantes da cidade de Alumínio.
Dando continuidade as suas aulas de pintura com a professora Alejandra na cidade de São Roque, um fotógrafo lhe fez o convite para retratar uma foto da Praça Central daquela cidade relativamente ao ano de 1932.
Vendo que era possível, nossa artista viu nisso a possibilidade de retratar a sua cidade e ao mesmo tempo homenagear a pessoa que sempre apoiou e incentivou seu sonho, seu pai o Sr. Marcos Pereira dos Santos, vindo daí a grande força para a realização de seu projeto onde suas obras retrataram a cidade de Alumínio desde a década de 40 até os dias de hoje.
Com o apoio da Prefeitura Municipal, fez uma exposição, onde ganhou da casa de leis da cidade uma moção de aplauso.

PINTURA A ÓLEO

A pintura a óleo é uma técnica artística, que se utiliza de tintas a óleo, aplicadas com pincéis, espátulas, ou outros meios, sobre telas de tecido, superfícies de madeira ou outros materiais.
A popularidade da pintura a óleo atribui-se à extraordinária versatilidade que oferece ao artista conferindo magníficos resultados nas técnicas tradicionais (como a mistura cromática e o brilho) e excelente e consistente qualidade.
Hoje, a palete cromática de tintas de óleo abrange cerca de 114 cores disponíveis oferecendo uma conjugação harmoniosa de cores espectrais e um elevado nível de pigmentação intensa com ótimas propriedades de pintura. Uma larga variedade de médios está, entre muitos fatores, avaliada a alterar certas características das tintas de óleo como a consistência, a textura, o lustro/brilho e uma taxa de secura/fixação.
Óleo sobre tela é uma técnica de pintura das artes plásticas.
Consiste em utilizar tintas a óleo, diluídas em aguarrás e óleo de linhaça. O suporte da obra neste caso é a tela, que pode ser feita de linho cru, ou de outras fibras. Para misturar as cores, os tons desejados, utiliza-se uma paleta de madeira. Antigamente os grandes mestres faziam suas próprias tintas.

 FOTOS QUE MOSTRAM UM POUCO DO
 TRABALHO DA ARTISTA


A artista e uma de suas obras


Sueli e o pai e incentivador Sr.
Marcos Pereira dos Santos


Com a família


Expondo no Mapa Cultural



A OBRA DE SUELI


Alumínio anterior a 1944

Dr. Antonio de Castro Figueirôa e esposa
senhora Madeleine Stroesser Figueirôa


Prédio que abrigava as instalações do
SESI-192 em Alumínio


Prédios da Administração Municipal


 Grupo Escolar Comendador Rodovalho

Casas da Vila Industrial da CBA


Paineira com Nicho de Santo Antonio e 
Capelas de Alumínio

 
Edifícios feitos de madeira. No que se localiza mais
ao fundo funcionou o anfiteatro do SESI 192


Casas antigas (anteriores a 1940)


Colônia de Férias da Associação Atlética 
Alumínio no Município de Itanhaém, SP


Chaminé antiga preservada pela CBA


Hospital Maria Regina - Funcionou em Alumínio na
década de 1960. A artista Sueli nasceu aí.


Rua Moraes do Rego, vendo-se ao fundo a
Igreja de São Francisco de Paula


"Alumínio Cultural" - Mostra da artista


Estação Ferroviária de Alumínio


Igreja de São Francisco de Paula (templo novo)


Portaria e Escritório antigo da CBA


EE Professora Isaura Kruger
 

Mapa do Município de Alumínio


OUTRAS OBRAS DA ARTISTA 









 





 FLAGRANTES DE EXPOSIÇÕES


 




Vídeo Obras Famosas


CONCLUSÃO

         Este trabalho pode ser melhorado através de críticas construtivas e sugestões. É assim que tenho feito com todas as postagens publicadas em meu blog.

        Portanto, se você tiver qualquer contribuição a fazer, poderá entrar em contato comigo através do e-mail indicado no final desta publicação, ou por mensagem no Facebook.


SOBRE O AUTOR DA POSTAGEM


Wilson do Carmo Ribeiro é industriário aposentado, pedagogo e historiador diletante. 
É presbítero em exercício da Igreja Presbiteriana do Brasil, servindo atualmente na Igreja Presbiteriana Rocha Eterna de Sorocaba. E-mail: prebwilson@hotmail.com








 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

QUINTO ENCONTRO DE CONJUNTOS E QUARTETOS MASCULINOS NA IGREJA PRESBITERIANA DE CAMPO LARGO EM SALTO DE PIRAPORA

  APRESENTAÇÃO Aconteceu dia 30-04-2011 com início às 19 h 30 minutos na I.P. de Campo Largo em Salto de Pirapora o 5º Encontro de Conjuntos...