quarta-feira, 23 de abril de 2014

BAIRROS ANTIGOS DE SOROCABA


APRESENTAÇÃO 

         Neste trabalho vamos nos valer de excelente trabalho já publicado sobre o assunto, respeitando as normas e técnicas para essa finalidade.

         É muito interessante conhecermos a origem, a evolução e a atualidade desses bairros antigos de Sorocaba. Vamos ver juntos?


VILA SANTANA

        

Vila Santana é um bairro da região do Além Linha na cidade de Sorocaba. O bairro passou a ser povoado a partir da década de 1920, com a construção da Capela de Santa Rita de Cássia, em 1923. No final da década de 1920 recebeu os trabalhadores da Estrada de Ferro Sorocabana transferidos de Mairinque-SP.
         O bairro de Vila Santana situa-se a poucos quilômetros a nordeste do centro de Sorocaba e, em linhas gerais, compreende a área situada entre a Rua Hermelino Matarazzo, Rua Aparecida, Rua Gonçalves Dias e Rua Silva Abreu. O centro desse bairro está localizado no entorno das ruas Bartolomeu de Gusmão, onde se encontra a Igreja de Santa Rita de Cássia, e Rua Olavo Bilac, onde há comércio mais intenso. Vila Santana praticamente sempre foi um bairro residencial, com muitos descendentes de italianos.
         Muitos trabalhadores da antiga Estrada de Ferro Sorocabana moram nesse bairro, bem como das antigas fábricas de tecelagem. O ponto de maior altitude do bairro situa-se nos altos da Rua Júlio Ribeiro. Nesta região também se encontra um reservatório de água do SAAE que abastece vários bairros. As escolas presentes no bairro são: Baltazar Fernandes, Genésio Machado, Centro Educacional Sesi 006, Colégio Integrado Véritas, e outras escolas particulares de educação infantil.
         Na Rua Borba Gato situa-se o famoso Sant"Ana Atlético Clube, em cujo salão já foram realizados memoráveis bailes, incluindo carnavais e diversos shows, principalmente nas décadas de 60 e 70. O Santana Atlético Clube - Clube social da Vila Santana, foi fundado em 8 de maio de 1948. Além dos famosos bailes, o Santana ainda realiza a Festa da Rainha das Rosas, o Baile das Bolas (há mais de 30 anos), a Festa da Rainha da Saudade, o Baile das Dez mais entre outros. E também tem a casa do Joh! O Santana ainda cede seu espaço para atividades esportivas e a prática de capoeira.
         A Associação Atlética Santa Rita possui uma quadra de esportes e jogos de bocha, truco, etc. Dentre os comerciantes antigos estão o Supermercado Tezotto (vulgo Bijo), a Mercearia do Neco, a Farmácia da Tita, o Salão do Mingo (barbeiro), o Mistura, a antiga Padaria Pão Nosso, o açougue da Verônica, entre outros. O bar do Gastão é também um ponto de referência.
          Antigamente jogava-se bocha, snooker, bilhar, acompanhando excelentes salgadinhos (coxinha, salsicha empanada e o famoso e único bolinho de ovo empanado). Situa-se ao lado da Igreja de Santa Rita. Entre os personagens populares destacam-se a Chimbica, Neusa Homem e Ivan, Gato-Preto, Gandola, Negão (o Borys), entre inúmeros outros.

SANTA ROSÁLIA

      
   Jardim Santa Rosália é um dos mais tradicionais bairros residenciais de Sorocaba. Caracterizado por ser de alto padrão e basicamente residencial, nos últimos anos viu a instalação de diversos empreendimentos comerciais, causando forte impacto no seu modo de vida. Localiza-se no bairro, a Policlínica Municipal, o SENAIi, uma escola pública municipal de educação infantil, duas estaduais de ensino fundamental e médio, o quartel da 14ª Circunscrição de Serviço Militar, a Praça da Amizade, a Praça Pio XII a sede do SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto), o Extra hipermercado, esse último instalado nas antigas dependências da Companhia Nacional de Estamparia (Cianê), prédio histórico na cidade.
         Outra atração do Jardim Santa Rosália é o Estádio Municipal Walter Ribeiro, mais conhecido como CIC, onde os dois times de futebol profissional da cidade, o São Bento e o Atlético, disputam as competições profissionais da Federação Paulista de Futebol. O estádio também é bastante usado para apresentações de artistas nacionais e internacionais e para grandes eventos religiosos.
         Entre os locais famosos do bairro estão: a pipoca da alameda Kenworth, bar Chico Rosa, Padaria Sabina e Padaria Santa Rosália, casa do Luan, Shibata, sorveteria Nonna e o bar Pirilampus. 
VILA CARVALHO

        
Vila Carvalho é um bairro de Sorocaba, localizado entre a região do Além Linha. A população é estimada entre 25 a 35 mil habitantes. Sendo uma parte das residências habitada por ex-ferroviários da Estrada de Ferro Sorocabana, muitas das famílias residentes são antigos habitantes do local, tornando a Vila Carvalho um bairro tradicional. Hoje pode ser considerado um local de classe média, abrigando, inclusive, um hipermercado e escolas públicas e particulares de ensino infantil e fundamental. A Avenida General Osório, totalmente revitalizada, é o principal acesso ao bairro.        Contudo, a vila atualmente não contempla grande comércio e possui apenas um banco, o que faz com que os moradores próximos a ela se desloquem ao centro ou à Zona Norte em busca de serviços bancários ou comerciais. O bairro ainda conta com a paróquia São Benedito, igrejas evangélicas e um grande templo Mórmon. A Vila Carvalho também dá nome ao time de futebol do bairro, que disputa os campeonatos municipais organizados pela prefeitura de Sorocaba.

Extraído - com adequações - de http://www.omb100.com/sorocaba-alemlinha/historia 
Fotos: Do mesmo site. 




  CONCLUSÃO


         Este trabalho pode ser melhorado através de críticas construtivas e sugestões. É assim que tenho feito com todas as postagens publicadas em meu blog.

        Portanto, se você tiver qualquer contribuição a fazer, poderá entrar em contato comigo através do e-mail indicado no final desta publicação, ou por mensagem no Facebook.


SOBRE O AUTOR DA POSTAGEM

Wilson do Carmo Ribeiro é industriário aposentado, pedagogo e historiador diletante. 
É presbítero em exercício da Igreja Presbiteriana do Brasil, servindo atualmente na Igreja Presbiteriana Rocha Eterna de Sorocaba.E-mail: prebwilson@hotmail.com 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

QUINTO ENCONTRO DE CONJUNTOS E QUARTETOS MASCULINOS NA IGREJA PRESBITERIANA DE CAMPO LARGO EM SALTO DE PIRAPORA

  APRESENTAÇÃO Aconteceu dia 30-04-2011 com início às 19 h 30 minutos na I.P. de Campo Largo em Salto de Pirapora o 5º Encontro de Conjuntos...