segunda-feira, 15 de setembro de 2014

HISTÓRIA DA IGREJA PRESBITERIANA INDEPENDENTE DE ALUMÍNIO



PRIMÓRDIOS DA IGREJA PRESBITERIANA INDEPENDENTE

DO BRASIL

 


"A Igreja Presbiteriana Independente (IPI) surgiu a partir da Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB), uma federação de igrejas que têm em comum uma história, uma forma de governo, uma teologia, bem como um padrão de culto e de vida comunitária. Historicamente, a IPB pertence à família das igrejas reformadas ao redor do mundo, tendo surgido no Brasil em 1859, como fruto do trabalho missionário da Igreja Presbiteriana dos Estados Unidos. A IPI do Brasil tem suas raízes na Reforma Protestante do século 16, com orientação calvinista. Foi fundada em 31 de julho de 1903 por um grupo de sete pastores liderados pelo reverendo Eduardo Carlos Pereira de Magalhães. Entre as diversas obras que a IPI realiza, está o trabalho no Bethel, entidade fundada em 1922 e que tem como objetivo o desenvolvimento de atividades na área da assistência social, buscando garantir o bem estar e a justiça social, através de ações que visem a atenção à criança e ao adolescente em situação de risco e de vulnerabilidade social; a proteção à família e à mulher; o atendimento ao idoso; e a integração do portador de necessidades especiais.

A entidade também desenvolve ações nas áreas da saúde, da educação, da cultura, do desporto, da comunicação social, do meio ambiente, de assessoria ao terceiro setor, da pesquisa e tecnologia, da garantia da qualidade de vida, da moradia e das minorias.”

Fonte: http://www.1ipisorocaba.com/quem-somos/

Os fundadores da Igreja Presbiteriana
 Independente do Brasil




A IGREJA PRESBITERIANA INDEPENDENTE DE ALUMÍNIO


Nas décadas de 1960 e 1970 algumas famílias constituídas por irmãos da Igreja Presbiteriana Independente oriundas de cidades da região frequentaram a Igreja Presbiteriana de Alumínio, visto que ainda não havia sido organizada a IP Independente  na cidade.
Eram pessoas que, como a maioria que residia na localidade, trabalhavam na Cia. Brasileira de Alumínio, uma das maiores empresas do Grupo Votorantim. Nessa época, Alumínio ainda era um bairro de Mairinque, visto que só viria a ser tornar um Distrito em 1980 e um Município com as primeiras eleições realizadas em 1992.
Era uma convivência muito boa, com aquelas famílias frequentando os cultos e a Escola Dominical. A maioria delas construiu suas residências nas vilas Brasilina, Pedágio,  Progresso e Paraíso, ou seja, fora da Vila Industrial onde estava o templo presbiteriano.
O tempo passou e os irmãos Independentes organizaram seu próprio trabalho na Vila Brasilina e algum tempo depois se tornaram Igreja  jurisdicionada ao Presbitério de Sorocaba.


A ORGANIZAÇÃO



A Igreja Presbiteriana Independente de Alumínio foi organizada em 30-01-1972. Antes de sua organização, funcionou com o status de congregação que é um estágio anterior à igreja eclesiasticamente organizada. Durante aproximadamente quatro anos funcionou na rua que viria a se chamar Antonio de Jesus, no número 136, defronte da casa de um dos fundadores do trabalho, presbítero Levy Floriano Rodrigues.
À época a comunidade contava com 49 membros comungantes e 67 não comungantes. Entre estes últimos, geralmente menores, estava o filho do casal Levy e dona Safira, de nome Luiz, o qual viria a se tornar pastor na Igreja Presbiteriana Independente, atualmente exercendo seu ministério em igrejas da região.
O primeiro pastor da IP Independente de Alumínio foi o Reverendo Paulo de Góes, o qual foi sucedido pelo Reverendo Leonildo Silveira de Campos. A partir de 2013 a comunidade vem sendo pastoreada pelo Reverendo Aparício Soares Carvalho, que sucedeu o Rev. Ageu Josué Sotelo. Este foi antecedido pelo Rev. Reverendo José Corrêa de Almeida.
Fizeram parte do primeiro Conselho os presbíteros: Aparecido Matoso, Rubens Vidal Domingues e Alcindo Lopes de Almeida. Já a Mesa Diaconal foi formada por: Victor Mariano da Silva, Moacir Rolim Machado, Onésimo de Faria e Safira Dias Rodrigues.
A igreja tem seu templo à Rua Modesto Cerioni, 83 na Vila Brasilina em Alumínio e conta com 83 membros comungantes e o Conselho é formado atualmente pelos presbíteros: Onésimo de Faria, Walter Alves de Oliveira, Rubens Cardoso de Oliveira, Luiz Aparecido Padilha e Miguel Arcanjo Vicente.  
A Igreja Presbiteriana Independente é uma igreja de teologia reformada calvinista e tem como principal finalidade a pregação do Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo.


GALERIA DE FOTOS 


 Templo da 1ª IPI de Sorocaba, a 
mais antiga do Presbitério 


Cidade de Alumínio, SP 
(foto de Benedito Dias) 

Templo da IPI de Alumínio


 IPI de Alumínio comemorando 40 anos de organização


Rev. Paulo de Góes, o 1º Pastor


 Rev. José Correa de Almeida
Ex pastor

 Rev. Ageu Jousé Sotelo
Ex pastor


Rev. Aparício Soares Carvalho
Pastor atual

 Rev. Luiz Carlos Barbosa, o pastor 
"filho da Igreja"


 As irmãs em Cristo


Família Floriano Rodrigues


 Presb. Luiz Aparecido Padilha


 "Deixai vir a mim os pequeninos..."



"..pois dos tais é o reino dos Céus."



Pastores Aparício e Lisias, Presbíteros 
Miguel e Rubens


Quarteto Logos e Conjunto Louvor Perene



Senhoras em ação



FOTOS DIVERSAS DO TRABALHO




































CONCLUSÃO


Tendo comemorado 42 anos de sua organização em 2014, a Igreja Presbiteriana Independente de Alumínio continua propagando  as Boas Novas do Reino de Deus e seus membros testemunhando a salvação graciosa de Jesus na comunidade.
Há pouco tempo viu partir um de seus fundadores, o Presb. Levy Floriano Rodrigues, que foi nosso companheiro de trabalho na CBA e grande amigo. Sua família continua firme, participando nas lides do trabalho.


SOBRE O AUTOR 

 


Wilson do Carmo Ribeiro é industriário aposentado e pedagogo. Foi professor, jornalista correspondente e Vereador em Alumínio e Mairinque.
Membro fundador das Igrejas Presbiterianas de Alumínio e de Mairinque é presbítero desde 1975, exercendo seu ofício atualmente na Igreja Presbiteriana Rocha Eterna, bairro Barcelona em Sorocaba, SP. É casado com a professora Claudineide Marra Ribeiro e o filho mais velho, Wilson Claudio Ribeiro é Presbítero na 4ª Igreja Presbiteriana Independente de Sorocaba, que tem seu templo localizado na Vila Santana.
Aceita-se sugestões que visem melhorar este trabalho.
E-mail: prebwilson@hotmail.com

Trabalho do autor sobre o Presbiterianismo em Sorocaba e Região: 
http://wilson-ribeiro.blogspot.com.br/2014/06/o-presbiterianismo-em-sorocaba-e-regiao.html




Um comentário:

  1. Irmão Wilson, estive algumas vezes na IPI de Al. onde também preguei, tenho alguns amigos na mesma. Parabéns aos irmãos.

    ResponderExcluir

QUINTO ENCONTRO DE CONJUNTOS E QUARTETOS MASCULINOS NA IGREJA PRESBITERIANA DE CAMPO LARGO EM SALTO DE PIRAPORA

  APRESENTAÇÃO Aconteceu dia 30-04-2011 com início às 19 h 30 minutos na I.P. de Campo Largo em Salto de Pirapora o 5º Encontro de Conjuntos...