quarta-feira, 22 de outubro de 2014

HISTÓRIA DA CONGREGAÇÃO CRISTÃ NO BRASIL



APRESENTAÇÃO

Sou presbiteriano e tenho escrito sobre a denominação a que pertenço frequentemente. Ao mesmo tempo, tenho procurado conhecer a respeito das outras igrejas nas quais tenho muitos amigos a parentes que frequentam-nas.
Assim é que nesta postagem estou abordando a Congregação Cristã no Brasil em seus vários aspectos, tendo obtido as informações no site oficial.
Dedico este trabalho ao grande número de amigos e amigas que tive durante minha carreira, morando nas cidades de Alumínio e Mairinque, assim como também em Araçoiaba da Serra e em Sorocaba.
Aos meus tios e tias, especialmente em Ourinhos e região, muitos deles já na Glória, fica também meu preito de admiração e gratidão a Deus pela vida e testemunho que deram enquanto estiveram entre nós.
Boa leitura!

 ORIGEM

"No final do Século XIX, o italiano Louis Francescon recebeu, segundo seu relato, uma revelação acerca do batismo por imersão, que lhe advertia por não ter cumprido essa ordenança deixado por Jesus Cristo. Tal doutrina o separou e a alguns mais do grupo Presbiteriano-valdense ao qual pertenciam, que não a aceitou.
Foi fundada, em 1907 na cidade de Chicago, na 943 W. North Ave (semelhantemente à Rua Azuza em Los Angeles, CA), havia uma missão que anunciava a Promessa do Espírito Santo com evidência de se falar novas línguas. Francescon visitou aquele serviço a convite e teria recebido, conforme suas palavras, uma confirmação Divina de que aquela Obra era de Deus; prontamente o grupo que o acompanhava uniu-se aquela irmandade, a maioria recebendo o dom de se falar línguas diferentes. Estavam reunidas as doutrinas dos Batismos da água e do Espírito.
Vindo para o Brasil em 20 de abril de 1910Francescon realizou o primeiro batismo em Santo Antonio da PlatinaParaná, batizando o italiano Felício Mascaro e mais dez pessoas; depois dirigiu-se para a cidade de São Paulo, onde foram batizadas mais vinte pessoas. Durante alguns anos, os fiéis reuniram-se sem denominação e após adquirirem o primeiro prédio, na cidade de São Paulo, foi escolhido o nome "Congregação Christã do Brasil", oficializado quando da realização da Convenção, em 1936. Alterado nos anos 1960 por questões internas substituiu-se a contração "do" pela contração "no".
Possuiu maioria italiana até a década de 1930, quando então passaram a preponderar as demais etnias; desde 1950 está presente em todo território brasileiro e em diversos países. Em 2007 reportou 19.926 casas de oração no Brasil. Em 2000 havia cerca de 5,7 milhões de membros declarados no Brasil.
Sua igreja central é estabelecida em São Paulo, no bairro do Brás, onde o Ministério reúne-se anualmente em Assembleia Geral quando são estabelecidas convenções e ensinamentos."

CONHECENDO A CCB



"Jesus é a cabeça da igreja,o Espírito Santo é a lei para guiá-la em toda a verdade; sua organização é a caridade de Deus no coração de seus membros, que é o vinculo da perfeição. Onde esses três não governam, é satanás quem governa em forma de homem, para seduzir o povo de Deus com sabedoria humana.

A casa de Oração não poderá permanecer fechada em dias de culto; jamais o Senhor deixará seu povo sem o alimento espiritual
ABERTURA DOS CULTOS
O cultos aos domingos iniciam-se às 18:30 horas e termina às 20:00 horas e dias de semana inicia-se às 19:30 terminando às 21:00 hs. Quando há batismo o culto deve ser uma hora antes.
 
De inicio cantemos um hino em pé e dois mais sentado, depois é feita uma oração para apresentar a igreja e os pedidos de oração, é feito pedido por enfermidade, causas, tribulações, etc. encerrando a oração é dado a irmandade o direito de testemunhar (contar diante da igreja as graças alcançadas), quando terminada a liberdade dos testemunhos quem estiver no púlpito lê o relatório geral e é cantado outro hino, depois é lido uma parte da Bíblia e feita a exortação de conhecimento bíblico, terminando dobramos nossos joelhos para uma oração de agradecimento em seguida cantamos um hino para encerramento.erá permanecer fechada em dias de culto; jamais o Senhor deixará seu povo sem o alimento espiritual.
TESTEMUNHOS
Os testemunhos são para contar as obras alcançadas após o batismo, caso o(a) testemunhando tenha vindo de outra denominação, não se deve censurar e nem citar nomes, somos orientados a não censurar nenhuma denominação, devemos ter muito cuidado nos testemunhos para não ofender a ninguém, como existe a CCBrasil existem outras denominações que é a vontade de Deus.
POLÍTICA
Nas congregações não são admissíveis partidos de espécie alguma; cada um é livre,cumprindo o seu dever de votar, que é uma determinação da Lei. Todavia nós,remido pelo sangue do Concerto Eterno, nunca devemos votar em partido que negue a existência de Deus e sua moral. Quem ocupar cargos no ministério não deve aceitar encargos políticos. Não se deve permitir que candidatos a cargos político venham a fazer propaganda ou visitar casas de Orações com esta finalidade.Tudo esta em ata da CCBrasil.
SOBRE O PECADO
Por maior que seja o pecado antes de receber o Senhor Jesus no santo batismo, ser-lhe-á perdoado.O pecado cometido após o batismo, deverá ser julgado pela igreja de acordo com a palavra de Deus a não ser o pecado de morte; um desses pecados de morte é o que é cometido por aqueles que se levantam contra a Obra do Espírito Santo. O poder de nos conservar salvos em Cristo Jesus é a graça de Deus, que não nos pode faltar se a ele clamarmos com fé, quando provados pelo inimigo do bem.
CÃES
Cães são aqueles que tentam derrubar o povo de Deus, danificar a obra e dividir o corpo de Cristo com um Espírito contrario ao Espírito do Senhor.As exortações não foram feitas a animais, porém, aos fies que são membros do corpo da igreja de Deus.
ENFERMIDADES
É necessário que nossa fé tenha um pleno conhecimento; não pode ser cega, porém acertada de que o Senhor Deus quer operar. Havendo dúvida não é viável esperar em Deus; Deus nada determinou contra a ciência medica, devemos orar sempre e colocar os médicos nas santa mãos de Deus, todavia,nos ensina a confiar em seu infinito amor.
HÁBITOS MUNDANOS
Nas Congregações não pode existir ANARQUIA, nem HIERARQUIA, nem FORMALISMO e nem MODERNISMO. Os crentes necessitam honrar os dons do Espírito Santo, ministérios de Cristo e todo o operar de Deus em sua igreja para edificação, estando assim dentro da ordem. Os crentes necessitam compreender que todos foram salvos pela graça de Deus, não para sair fora da humanidade que ele nos determinou, que é de sempre considerar os outros superiores a si próprios, não havendo assim hierarquia na igreja de Deus.

Anarquia quer dizer sem lei, e nosso Deus tem posto uma lei perfeita tanto material, quanto espiritual.

Quando ao modernismo, compreendemos que somos chamados a andar com modéstia e honestidade, não imitando o mundo em seus costumes; somos ensinados a nos despojar dos costumes que ainda habitam em nós, contrários a palavra de Deus.
ESTUDOS BÍBLICO
As congregações tem estudos bíblicos para melhor ensinar o seu povo sobre a palavra de Deus, todos os cultos é lido uma uma parte da bíblia e exortada para os fiéis, embora somos ensinados a ler constantemente as escrituras, a bíblia foi feita para ser lida e não discutida.
USO DO VÉU
Sempre que a mulher orar deve estar com a cabeça coberta; é necessário estar atenta para em nenhum caso ofender a palavra de Deus. Esta não se contradiz; a sabedoria de Deus não nos deixou um estatuto imperfeito. Sabemos que o cabelo foi dado no lugar do véu, porém se a mulher estiver em algum lugar sem o véu, poderá sim orar, o cabelo está no lugar do véu. 1º Corintios cap. 11, ver 05. " Toda a mulher que orar com a cabeça descoberta desonra o Senhor".Versículo 16: Mas, se alguém quiser ser contencioso, nós não temos tal costume, nem tampouco as igrejas de Deus. Obs: nós de Deus não somos contenciosos (duvidas),quem é contencioso não usa o véu.
VÍCIOS MUNDANOS
A Congregação Cristã é contra o uso de qualquer tipo de bebidas alcoólicas ,tal como o vicio de fumar. O crente deve se abster dos vicio do mundo e caminhar sobre a leis do país e da Santa escritura que o Senhor nos deixou que é perfeita. Obs: quando um crente da CCB for encontrado bebendo qualquer tipo de bebida alcoólica, ele é chamado pelo ministério, caso seja pela segunda vez ele perde a liberdade da igreja, não podendo chamar hinos, testemunhar, trabalhar nas construções, etc.
SALVAÇÃO
Dizem que só serão salvos nas congregações, a CCB não reconhece esse tema, a salvação é individual, a Congregação ensina o evangelho de Cristo para seus fies. Desde que seja batizado nos padrões de Jesus Cristo a CCB concorda.Obs: (eu te batizo) (te batizo) são palavras iguais em nosso dicionário, o certo seria (irmão, lhe batizo em nome do Pai,do filho e do Espírito Santo), vimos que a ortografia certa seria ''Lhe''

 NO QUE CREEM

 "No ano de 1927, na cidade de Niagara Falls, NY, houve uma convenção das igrejas italianas (pentecostais) dos Estados Unidos onde foram definidos seus 12 Artigos de Fé, adotados pela Congregação Cristã no Brasil a partir de 1936 com breves modificações:

1. Nós cremos na inteira Bíblia Sagrada e aceitamo-la como infalível Palavra de Deus, inspirada pelo Espírito Santo. A Palavra de Deus é a única e perfeita guia da nossa fé e conduta, e a Ela nada se pode acrescentar ou d’Ela diminuir. É, também, o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê. (II Pedro, 1:21; II Tim. 3:16-17; Rom. 1:16).
2. Nós cremos que há um só Deus vivente e verdadeiro, eterno e de infinito poder, Criador de todas as coisas, em cuja unidade há três pessoas distintas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo. (Ef. 4:6; Mat. 28:19; I João 5:7)
3. Nós cremos que Jesus Cristo, o Filho de Deus, é a Palavra feita carne, havendo assumido uma natureza humana no ventre de Maria virgem, possuindo Ele, por conseguinte, duas naturezas, a divina e a humana; por isso é chamado verdadeiro Deus e verdadeiro homem e é o único Salvador, pois sofreu a morte pela culpa de todos os homens. (Luc. 1:27; João 1:14; I Pedro 3,18).
4. Nós cremos na existência pessoal do diabo e de seus anjos, maus espíritos, que, junto a ele, serão punidos no fogo eterno. (Mat. 25:41).
5. Nós cremos que o novo nascimento e a regeneração só se recebem pela  em Jesus Cristo, que pelos nossos pecados foi entregue e ressuscitou para nossa justificação. Os que estão em Cristo Jesus são novas criaturas. Jesus Cristo, para nós, foi feito por Deus sabedoria, justiça, santificação e redenção. (Rom. 3: 24; I Cor. 1:30; II Cor. 5:17).
6. Nós cremos no batismo na água, com uma só imersão, em Nome de Jesus Cristo (Atos 2:38) e em Nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo. (Mat. 28:18-19).
7. Nós cremos no batismo do Espírito Santo, com evidência de novas línguas, conforme o Espírito Santo concede que se fale. (Atos 2:4; 10:45-47 e 19:6).
8. Nós cremos na Santa Ceia. Jesus Cristo, na noite em que foi traído, tomando o pão e havendo dado graças, partiu-o e deu-o aos discípulos, dizendo: “Isso é o meu corpo, que por vós é dado; fazei isto em memória de mim”. Semelhantemente tomou o cálice, depois da ceia, dizendo: “Este cálice é o Novo Testamento no meu sangue, que é derramado por vós”. (Luc. 22:19-20; I Cor 11:24-25).
9. Nós cremos na necessidade de nos abster das coisas sacrificadas aos ídolos, do sangue, da carne sufocada e da fornicação, conforme mostrou o Espírito Santo na Assembleia de Jerusalém. (Atos 15:28-29; 16:4 e 21:25).
10. Nós cremos que Jesus Cristo tomou sobre si as nossas enfermidades. “Está alguém entre vós doente? Chame os presbíteros da Igreja, e orem sobre ele, ungindo-o com azeite em nome do Senhor; e a oração da fé salvará o doente, e o Senhor o levantará; e, se houver cometido pecados, ser-lhe-ão perdoados”. (Mat. 8:17; Tiago 5:14-15).
11. Nós cremos que o mesmo Senhor (antes do milênio) descerá do céu com alarido, com voz de arcanjo e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro. Depois, nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar nos ares e assim estaremos sempre com o Senhor. (I Tess. 4:16-17; Apoc. 20:6).
12. Nós cremos que haverá a ressurreição corporal dos mortos, justos e injustos. Estes irão para o tormento eterno, mas os justos para a vida eterna. (Atos 24:15; Mat. 25-46)."

 ORGANIZAÇÃO

"Segundo os estatutos da Congregação Cristã no Brasil suas atividades são conduzidas por um ministério organizado, servindo sem expectativas de receber salários, distribuído segundo as necessidades de cada localidade, contituído por anciãos, cooperadores do ofício ministerial e diáconos. Somente os anciãos e diáconos são ministros ordenados (I Tim. 4:14)
Ancião - responsável pelo atendimento da Obra, realização de batismos, santas ceias, ordenação de novos obreiros (anciães e diáconos), apresentação de Cooperadores do Ofício Ministerial, encarregado de conferir ensinamentos à igreja, cuidar dos interesses espirituais e do bem-estar da igreja, entre outras funções;
§  Diácono - responsável pelo atendimento assistencial e material à igreja. É auxiliado por irmãs obreiras chamadas de "Irmãs da Obra da Piedade". Assim como o ancião, atende a diversas congregações de sua região;
§  Cooperador do Ofício Ministerial - responsável pela cooperação nos ensinamentos e presidência de cultos oficiais e de jovens em uma determinada localidade (desde que não haja um Cooperador de Jovens e menores responsável por essa localidade), não podendo realizar batismos.
Além dos ministros previstos em estatuto acima citados, há outros cargos ou funções:
§  Cooperador de Jovens e Menores - responsável de atender as reuniões de jovens e menores de sua comum congregação.
§  Músico - membro habilitado e depois de passar por testes musicais é oficializado para tocar nos cultos e demais reuniões.
§  Encarregado de Orquestras - músico oficializado, designado para coordenar o ensino musical aos interessados e organizar ensaios musicais da Orquestra da Congregação. As "Examinadoras" são organistas mulheres, oficializadas, designadas para avaliar outras organistas aprendizes no processo de oficialização.
§  Auxiliar de Jovens e Menores - são jovens, homens e mulheres solteiros, designados para preparar e organizar os recitativos das reuniões, individuais ou em grupo.
§  Administração - ministério material, constituído por Presidente, Tesoureiro, Secretário, Auxiliares da Administração, Conselho Fiscal e Conselho Fiscal Suplente. Os administradores são eleitos a cada três anos e o Conselho Fiscal anualmente, durante a Assembleia Geral Ordinária. É permitida a recondução ao cargo.
Para construções de templos, utilizam-se, na maioria dos casos, de voluntariado mobilizado em esquema de mutirão. Para outros serviços burocráticos das igrejas como portaria, limpeza, som, fundo bíblico sem fins lucrativos, etc. também são escolhidos dentre os membros, voluntários que não possuem expectativa de receber salário.
Segundo os seus Estatutos, a Congregação Cristã no Brasil não possui registro de membros, considerando que estes devem responder somente a Deus; não prega o dízimo e mantém-se pelo espírito voluntário dos seus membros, que contribuem com coletas anônimas e voluntárias e exercem seus ministérios sem a expectativa de receber dinheiro ou bens materiais. O exercente de qualquer cargo espiritual ou de administração se mantém através de seu trabalho ou meios próprios, uma vez que é vedada qualquer espécie de remuneração ou retribuição pelo exercício dessas atividades ou pela ministração de serviços espirituais ou sacramentos.
 As mudanças de caráter doutrinário na Congregação Cristã no Brasil são discutidas em assembleia anual e pelo Conselho de Anciães, que é formado pelos anciãos mais antigos no ministério e não necessariamente de idade. Nestas assembleias são considerados "Tópicos de Ensinamentos", os quais, tomados em reuniões e por oração, tratam de assuntos relacionados à doutrina, costumes e comportamento na atualidade.
A organização eclesiástica da Congregação Cristã no Brasil é uma forma adaptada do governo presbiteriano: um grupo de igrejas locais são reunidas em uma "região administrativa", normalmente correspondente a um município nos estados onde a igreja é maior e vários municípios onde a Congregação é menor, presidida por um conselho de anciãos e um corpo administrativo. As regiões administrativas são agrupadas em "regionais", que por sua vez se concentram nas "assembleias estaduais". O organismo máximo é a "Assembleia Geral" que ocorre na congregação do Brás anualmente."

LITURGIA – CULTO

"O culto da Congregação Cristã no Brasil segue uma ordem pré-estabelecida, mas sem uma liturgia fixa, assim os pedidos de hinos, orações, testemunhos e a pregação da Bíblia são feitos de forma espontânea, baseados na inspiração do Espírito Santo. Os serviços são solenes com uma atmosfera formal; desse modo evitam-se manifestações individualizantes, mas preza-se a participação coletiva.
Há uma série de práticas no culto como o uso do véu pelas mulheres; o uso do ósculo santo na saudação entre irmãos e irmãs de per si; assento separado, nas igrejas, entre homens e mulheres; as orações são feitas de joelhos; podem haver até três orações no início do serviço e apenas uma no final, como agradecimento; também são permitidas até três pregações no mesmo culto, todavia, por tradição, decidiu-se que uma única pregação é suficiente, evitando-se, assim, que uma pregação se sobreponha à outra.
 O padrão de realização do Culto é igual em quaisquer de seus templos."

 ORQUESTRA

"A Congregação Cristã no Brasil possui uma orquestra de música sacra muito valorizada. Ela provê aos fiéis escolas musicais gratuitas em suas dependências.
Atualmente, possui em sua orquestra os seguintes instrumentos:
Cordas:ViolinoViolaViolonceloFlauta transversal; palhetas: OboéFagoteClarinete, Clarone; Acordeon  Saxofones: soprano curvo, soprano, alto, tenor, barítono , baixo  e contrabaixo ; Trompete Pocket, CornetTrompa, Trombonito, Trombone, Saxhorn,Bombardino, Bombardão, Flugelhorn e Órgão, sendo esse último de liberdade de execução somente de mulheres e os demais instrumentos somente de homens. Em outros países as mulheres possuem liberdade para executar os demais instrumentos.(ver foto) 
O hinário da Congregação Cristã no Brasil é intitulado de "Hinos de Louvores e Súplicas a Deus" e encontra-se na sua quarta edição, datada de 1965, quando foram adicionadas novas melodias e poesias. Possui muitas melodias de autores norte americanos e italianos, com algumas poesias traduzidas e semi-traduzidas do inglês e do italiano. São 450 hinos e entre eles há especiais para Batismos, Santas Ceias, Funerais, 50 para as "Reuniões de Jovens e Menores", e sete coros.
O livro original chamava-se Inni e Salmi Spirituali, publicado no começo do século XX, pela Assemblea Cristiana Italiana de Chicago, Ill, USA.
Os hinários com notação musical seguem o modelo europeu, contendo as claves de Sol e de Fá, e estão escritos para instrumentos em Dó, Mi bemol e Si bemol.
Está em desenvolvimento um novo hinário, após mais de 45 anos sem alterações em poesias e melodias. Prevê-se aumento de cânticos, alteração de numeração e facilitações nas partituras.
A Congregação Cristã não produz gravações de seus hinos, nem mesmo as autoriza."

 ACERVO FOTOGRÁFICO


Louis Francescon e Miguel Spina
Pioneiros 

1ª CCB no Brasil - Santo Antonio da Platina, PR


 Sede Administrativa da CCB- Brás, São Paulo


CCB Central em Sorocaba, SP - Rua Manoel Lopes


CCB Central em Mairinque, S.P


 CCB Central em Alumínio, SP

Culto na inauguração do templo central em 
Alumínio em 1968


Culto na CCB em Alumínio, SP em dias atuais


CCB no Jardim Progresso em Alumínio, SP


CCB em Votorantim, SP



CCB em Araçoiaba da Serra, SP





CCB em Campos Novos Paulista, SP


CCB -= Curitiba, Pr


 Santuário de Apucarana, PR


Búfalo, USA


Chicago, USA


Dallas, USA


Miami, Flórida, USA


Philadélfia, USA


Virgínia, USA


Toronto, Canadá





 Cristiana del Paraguay


Jovens crentes da CCB de Alumínio em visita à
cidade de Capão Bonito em 1967

VÍDEOS COM ALGUNS ENSAIOS DAS ORQUESTRAS

(publicados no You Tube)







NOTA EXPLICATIVA SOBRE AS FOTOS E OS VÍDEOS

Como os leitores puderam notar, esta postagem, embora seja sobre a História da CCB em geral, aborda em especial as cidades de Alumínio, Mairinque, Sorocaba, Ourinhos e Campos Novos Paulista.

A explicação é simples: São cidades onde morei e amo seu povo. Cidades onde viveram meus antepassados, principalmente em Ourinhos, dos quais guardo gratas lembranças.
Campos Novos Paulista é minha terra natal e lá, na CCB central tenho gente querida de minha família que cresceu junto comigo lá no sítio onde nascemos. A graça de Deus nos alcançou em Seu filho Jesus. Glória a Deus!


CONCLUSÃO

         Este trabalho pode ser melhorado através de críticas construtivas e sugestões. É assim que tenho feito com todas as postagens publicadas em meu blog.

        Portanto, se você tiver qualquer contribuição a fazer, poderá entrar em contato comigo através do e-mail indicado no final desta publicação, ou por mensagem no Facebook.


SOBRE O AUTOR DA POSTAGEM

Wilson do Carmo Ribeiro é industriário aposentado, pedagogo e historiador diletante. 
É presbítero em exercício da Igreja Presbiteriana do Brasil, servindo atualmente na Igreja Presbiteriana Rocha Eterna de Sorocaba.
E-mail: prebwilson@hotmail.com

 CORRESPONDÊNCIAS


Olá Wilson:. Muito bom o seu trabalho, parabéns. Só uma pequena observação: O hinário novo com 480 hinos (5ª edição) saiu em junho de 2012 para os ensaios e está sendo usado oficialmente desde 2013.

Um abração.
 
C. Fortes JR.

Um comentário:

  1. Com esta matéria, atualizei e melhorei meus conceitos sobre essa denominação cristã, onde frequenta uma boa parte de meus parentes paternos.

    ResponderExcluir

QUINTO ENCONTRO DE CONJUNTOS E QUARTETOS MASCULINOS NA IGREJA PRESBITERIANA DE CAMPO LARGO EM SALTO DE PIRAPORA

  APRESENTAÇÃO Aconteceu dia 30-04-2011 com início às 19 h 30 minutos na I.P. de Campo Largo em Salto de Pirapora o 5º Encontro de Conjuntos...