terça-feira, 29 de novembro de 2016

CIDADE DE ALUMINIO - SP - TARCISIO MARINHO DE ALCÂNTARA SERÁ NOME DE CAMPO DE FUTEBOL EM ALUMÍNIO - SP

APRESENTAÇÃO


Um ano após  minha admissão na Cia. Brasileira de Alumínio em janeiro de 1960, entre tantos outros que vieram a ser companheiros de trabalho estava o rapaz Tarcísio Marinho de Alcântara, um nordestino que viera em busca de melhores condições de vida para constituir sua família.
         Enquanto eu laborei a maior parte de meu tempo nos setores administrativos, Tarcísio trabalhou numa das divisões do Departamento Mecânico chamada Lubrificação.
         Se não tivemos um relacionamento mais estreito em função de nossos locais de trabalho, nem por isso deixamos de nos relacionar e Tarcísio, assim como tantos outros, foi e continua sendo para mim uma figura muito conhecida.
         Com a ajuda de sua filha Ana Claudia Azevedo Alcântara, faço este pequeno trabalho sobre o Tarcísio, destacando que um campo de futebol na Vila Paraíso em Alumínio estará sendo inaugurado no próximo dia 3 de dezembro com o nome dele, numa merecida homenagem.
A seguir, a biografia dele, produzida pela filha já citada, com pequenas adequações:

No interior do Estado do Ceará em uma cidade chamada Mucambo, perto de Sobral, no dia 03 de junho de 1933 nascia TARCISIO MARINHO ALCÂNTARA mais um filho de Francisco e Laura Alcântara que tiveram 11 filhos. Na cidade onde Tarcisio nasceu não oferecia muitas oportunidades de trabalho e obriga os filhos de seu Francisco a tentar a vida em São Paulo.

Esse estado é visto pelos nordestinos como uma oportunidade de trabalho, crescimento e de construção de uma vida mais digna para a família. Assim, com Tarcísio não foi diferente.
Mesmo estando noivo de Rita,ele partiu para São Paulo em busca de um bom trabalho para constituir família.

Deste modo ele veio tentar a vida em São Paulo e escolheu Alumínio como local para trabalhar. Na época Alumínio não era uma cidade emancipada e pertencia ainda a Mairinque.
Neste local eram grandes as possibilidades de emprego pois a cidade tinha uma grande fábrica, a Cia. Brasileira de Alumínio.

Assim logo que chegou à localidade, foi contratado pela Cia. Brasileira de Alumínio. A locadalidade era bem pacata e aconchegante.
Na CBA Tarcisio teve a oportunidade de trabalhar inicialmente como Guarda em março de 1961, passando para a função de ajudante no mesmo ano.

Agora com emprego fixo, Tarcísio retorna ao Ceará no ano de 1969 em suas férias para casar-se com Rita. Após o casamento eles vêm residir em Alumínio, na Vila Brasilina, onde estabelecem moradia e nasce a primeira filha do casal no Hospital Maria Regina.

Nesta época Tarcísio já ocupava o cargo de Oficial Lubrificador na Cia Brasileira de Alumínio e chegou a residir por algum tempo na Colônia da CBA que ficava próxima à Raposo Tavares.

Tarcísio, sempre trabalhador, responsável, esposo dedicado pai exemplar, católico, frequentador assíduo das missas e festividades da Igreja Católica, torcia para o São Paulo FC, seu time desde que migrou para São Paulo.

Homem sério porém sempre tinha um aceno para cumprimentar a todos com respeito, construiu sua vida em Alumínio, criou seus filhos aqui, os quais constituíram também família nesta cidade, e  trabalhou na Cia. Brasileira de Alumínio até se aposentar.

Aposentado foio residir na Vila Paraíso. Faleceu em 28 de abril de 2007, aos 74 anos, dos quais 39 foram vividos em Alumínio, deixando sua esposa Rita que continuou a residir na cidade. Suas filhas Laura, Vera, Idelzuite e Ana Claudia e os netos João Pedro, Marcos Paulo, Vinicius, Renan e Davi.

Tarcisio partiu deixando um exemplo a todos seus familiares e amigos de um morador aluminense que teve como lema: o trabalho, a honra e a amizade.


ACERVO FOTOGRÁFICO


Mucambo, CE - terra natal


Alumínio, SP (Vila Industrial)


Vista aérea da CBA

Rua Moraes do Rego - Acesso à Portaria


Portaria da CBA, Escritório e a igreja antiga

Dr. Antonio Ermírio de Moraes-O grande patrão

Dr. Antonio de Castro Figueirôa
O diretor e incentivador dos funcionários


Décio José Antunes, o 
Encarregado

Trevo de acesso a Alumínio - Tarcisio morou
com a família bem próximo desse local


A antiga Igreja de São Vicente de Paulo

E a atual. Tarcisio frequentou ambas

Vila Paraíso (onde Tarcisio foi morar após
 a aposentadoria  e um campo de futebol vai receber 
o nome de Tarcisio Marinho Alcântara)

FOTOS DA REVITALIZAÇÃO DO CAMPO DE FUTEBOL TARCISIO MARINHO ALCÂNTARA

No dia 03-12-2016, com a presença do Prefeito Municipal de Alumínio José Aparecida Tisêo, autoridades e familiares do saudoso Tarcisio Marinho Alcântara, foi inaugurada a revitalização do campo de futebol que leva seu nome na Vila Paraíso.
A seguir, fotos do evento, publicada pela filha do homenageado Laura Alcântara no Facebook.














CONCLUSÃO

         Este trabalho pode ser melhorado através de críticas construtivas e sugestões. É assim que tenho feito com todas as postagens publicadas em meu blog.

        Portanto, se você tiver qualquer contribuição a fazer, poderá entrar em contato comigo através do e-mail indicado no final desta publicação.


SOBRE O AUTOR DA POSTAGEM


Wilson do Carmo Ribeiro é industriário aposentado, pedagogo e historiador diletante. 
É presbítero em exercício da Igreja Presbiteriana do Brasil, servindo atualmente na Igreja Presbiteriana Rocha Eterna de Sorocaba.
E-mail: prebwilson@hotmail.com


2 comentários:

  1. Homenagem justa ao saudoso Tarcisio!
    Pessoa memoravel. Trabalhei com ele e o sr.Decio Antunes na secretaria da Lubrificação no início dos anos 70.
    Parabéns ao Sr Wilson pelos belos trabalhos!
    Clodomir

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

QUINTO ENCONTRO DE CONJUNTOS E QUARTETOS MASCULINOS NA IGREJA PRESBITERIANA DE CAMPO LARGO EM SALTO DE PIRAPORA

  APRESENTAÇÃO Aconteceu dia 30-04-2011 com início às 19 h 30 minutos na I.P. de Campo Largo em Salto de Pirapora o 5º Encontro de Conjuntos...