sexta-feira, 21 de abril de 2017

SOROCABA - SP: HISTÓRIA DO HOSPITAL EVANGÉLICO

APRESENTAÇÃO
Ultimamente tenho frequentado o Hospital Evangélico de Sorocaba com certa assiduidade, isto porque faço parte do Convênio do IAMSP e lá tenho sido muito bem atendido na realização dos procedimentos que tenho necessitado.
Como evangélico presbiteriano que sou, tenho especial consideração por esse hospital. Primeiro porque ele nasceu da iniciativa  de alguém que conheci pessoalmente, o Prof. Abdiel Lopes Monteiro, à época presbítero e professor na Escola Bíblica Dominical na Igreja Presbiteriana de Sorocaba, sita à Rua Santa Clara, no centro da cidade.
Esse venerando senhor, já envelhecido, era presbítero em disponibilidade na Igreja Presbiteriana Filadélfia de Sorocaba quando conheci minha esposa senhora Claudineide em 1964, e ela era membro na mesma igreja localizada na Avenida São Paulo.

Outro fato a considerar é que meu falecido sogro Sr. Claudino Batista Marra foi funcionário da Associação Evangélica Beneficente, mantenedora do hospital. Ele trabalhava buscando pessoas que pudessem levantar contribuições mensais fixas para a AEB e eu tive o privilégio de colaborar como agente na localidade de Alumínio no final da década de 1960.
Outra coisa interessante que posso colocar a título de ilustração é que nosso padrinho de casamento em 1965, Sr. João Valim, era membro da Primeira Igreja Presbiteriana de Sorocaba e, como mestre de obras, foi quem orientou a equipe que edificou o prédio do Hospital Evangélico de Sorocaba.
Esse prédio, deestilo antigo foi preservado e fica de frente para a Av. General Carneiro, enquanto que o novo e moderno edifício do hospital tem sua frente na Rua Imperatriz Leopoldina no bairro Cerrado, Sorocaba.
HISTÓRIA DO HOSPITAL
No quarto domingo de julho de 1935, o professor Abdiel Lopes Monteiro apresentou-se diante de suas treze alunas da classe Débora, da Escola Dominical da Igreja Presbiteriana de Sorocaba, com uma frase sublinhada na Bíblia – “A fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que não se vêem” (Hb 11:1) – e com um desafio a ser lançado para elas: fundar um hospital evangélico.
Naquele tempo, os protestantes enfrentavam “uma situação que nos constrangia e que nos motivava a sonhar com nosso hospital”, conforme escreveu o Abdiel, no artigo “Histórico do Hospital Evangélico de Sorocaba”, publicado na edição do dia 1º de Novembro de 1979, no Jornal Brasil Presbiteriano.
E foi em meio a um diálogo sobre esse assunto “que o professor surpreendeu a classe com a uma pergunta desafio: Por que irmãs, não havemos de fundar o nosso hospital? As senhoras estão dispostas a lutar por esse ideal?”
Elas foram unânimes em responder sim: Cândida Souza, Cenira Teixeira, Maria J. Souza, Maria J. Campos, Maria José Germano (D. Mulata), Eliza de Souza, Ana Orse, Noêmia Maura, Ermelinda Scwaibrick, Cenira Maldonado, Durvina Scwaibrick, Loyde de Leme e Ana Lopes Monteiro.
E o fizeram com tal entusiasmo, que naquela mesma hora “uma coleta se levantou, a primeira contribuição para a obra que se idealizava. A importância arrecada foi, sem dúvida, modesta, por que éramos, todos, pessoas de poucos recursos, mas a nossa decisão, naquela hora e naquele recinto, era um ato de fé, a prova das coisas que não se vêem” concluiu Abdiel.
A idéia de fundar o Hospital Evangélico, nascida da classe Débora, ganhou a adesão de toda igreja e granjeou a simpatia de toda a comunidade evangélica, inclusive da região. Durante 3 anos, os voluntários se dedicaram à busca de recursos, com muita dificuldade.
“mas nosso ideal permanecia vivo e, pela fé, aguardávamos a resposta de Deus para a concretização do nosso objetivo. E ela nos veio de um modo maravilhoso em 1938”, comenta Abdiel.
Conforme relato de Abdiel, o médico Milton Tavares mantinha um pequeno Hospital na rua Manoel Lopes, 229, chamado Casa de Saúde de Sorocaba. Como estava disposto a vende-lo, “esse conceituado médico sorocabano nos facilitou a compra: demos uma entrada e prestações anuais, sem juros. Feita a transação, mudamos o nome para Hospital Evangélico de Sorocaba”.
Assim “passamos a ter o nosso hospital, pequeno, mas tudo novo e perfeitamente aparelhado para seu funcionamento. O invisível tornara-se visível: era a vitória da fé”.
Sob a direção clínica do Dr Lineu de Mattos Silveira formou-se “uma equipe médica de primeira ordem, constituída pelos Drs Milton Tavares, José Fellipe de Camargo Barros, Fernando Santos e João de Almeida Tavares.
O hospital firmou-se e logo novos desafios se apresentaram: “a exigüidade de suas instalações era um óbice para seu desenvolvimento” escreveu Abdiel. E demandaria recursos que o hospital ainda não dispunha.
A solução encontrada foi transferir o hospital para a Associação Evangélica Beneficente (AEB) de São Paulo, de caráter filantrópica, criada com o objetivo de dirigir e manter organizações assistenciais e evangélicas. Presidida pelo catedrático da Escola Paulista de Medicina, Lauro Monteiro da Cruz, a AEB-SP encampou o hospital em 1943. Em livro que relata historia dessa entidade, Lauro Monteiro escreveu que devido a impossibilidade de ampliar o prédio da Rua Manoel Lopes, a AEB-SP comprou o terreno da Av General Carneiro, no Cerrado. E sua diretoria contratou Bruno Simões, da Escola Politécnica de São Paulo para elaborar o projeto do novo edifício.
Associação Evangélica Beneficente – AEB
A Associação Evangélica Beneficente é uma entidade social fundada em 1928 pelo Reverendo Otoniel Mota, com o propósito de cuidar do próximo. No seu início, a AEB acolhia os doentes de tuberculose que eram estigmatizados e marginalizados pela sociedade, na Vila Samaritana, em São José dos Campos – SP, oferecendo cuidado e tratamento de qualidade.
Desde então, a vocação social e assistencial da AEB resulta em um trabalho que atende aos grupos mais vulneráveis, qualificando e diversificando seus serviços, na medida em que se depara com as complexas demandas sociais nos municípios de São Paulo e Sorocaba.
Atualmente, a AEB possui projetos nas áreas de educação, saúde e assistência social, propiciando o acolhimento a um público igualmente diverso quanto à faixa etária, gênero e necessidades.
O atendimento à saúde é realizado através do Hospital Evangélico de Sorocaba que, a partir de 2012, iniciou um amplo processo de mudanças e reestruturações, visando adequá-lo a um novo conceito de gestão em saúde e referência na cidade de Sorocaba – SP e região.
As atividades realizadas pela AEB são frutos de um trabalho em rede, no qual cada ente social tem seu papel: contribuintes comprometidos, funcionários responsáveis, atendidos empoderados, poder público e iniciativa privada.
Para a AEB, fé e confiança no Senhor e em nossos companheiros de jornada são ingredientes fundamentais para o sucesso do trabalho e para construir melhores pavimentos no caminho comum.
Visão
Ser reconhecida como uma organização de excelência na gestão de programas sociais de atendimento integral, comprometida com os princípios cristãos.
Missão
Contribuir para o desenvolvimento humano através de programas que propiciem o atendimento integral no contexto pessoal, familiar e comunitário
http://www.aeb-brasil.org.br
Nas décadas de 80 e 90, mais um sonho se tornou realidade, outra ampliação do Hospital. O lançamento da pedra Fundamental para construção do prédio Maria José Gutierrez “Dona Mulata”. Essa edificação planejou a construção de um prédio com 6.000 metros quadrados de área em 2 pavimentos, além de reformar os 1400 metros já existentes. Nesta época a cidade de Sorocaba sofria com a escassez de leitos e não ganhava um novo hospital há mais de 25 anos. A transferência da UTI para sua nova instalação assim como configuração de uma das melhores equipes de profissionais da região, foram pontos marcantes nessas décadas
Rumo à modernização do Hospital, a partir do ano 2000 juntamente com a construção novo edifício, a lavanderia e cozinha se tornaram mais completos. O serviço de nutrição, contou com toda infraestrutura moderna para a época, equipe treinada e insumos de alta qualidade, sempre temperados com a dedicação amorosa característica da equipe do Evangélico.
Em 2008 com um modelo de assistência médica que concilia qualidade e conforto, o Hospital ganhou novos leitos divididos entre apartamentos e enfermarias, onde os pacientes recebem todos os cuidados necessários à sua recuperação, além de uma equipe médica e de enfermagem 24 horas para anteder a qualquer chamado, assim como aconteceu a inauguração do Centro Cirurgico Dr Newton Salim, com equipamentos modernos, 4 salas cirúrgicas, farmácia, RPA, posto de enfermagem e copas dispondo de capacidade para 40 cirurgias por dia.
Tudo isso foi possível graças à participação e contribuição ativa da comunidade Sorocabana.
O mesmo hospital, um novo conceito.
No início de 2012 o Hospital Evangélico iniciou um amplo processo de mudanças e de reestruturações, visando adequar o Hospital a um novo conceito de gestão em saúde. Este novo conceito, vinculado à inovação tecnológica e administrativa, visa transformar o hospital na principal referência em saúde da cidade de Sorocaba e uma das principais do estado de São Paulo. Tudo isso, sem deixar de lado o atendimento humano e acolhedor, característica marcante do hospital em seus 81 anos de história.
Com olhar multidisciplinar, o novo prédio prevê ampliação, chegando a aproximadamente 170 leitos, 14000 metros quadrados de área construída novas tecnologias e novos serviços.
Tudo isso para criar um espaço acolhedor, dar mais conforto aos pacientes e profissionais e fazer do atendimento uma experiência agradável e mais humana.
Fonte: http://hospitalevangelico.org.br/vitoria-da-fe/
NOVOS INVESTIMENTOS
Perto de completar 82 anos, o Hospital Evangélico de Sorocaba (HES) colocará em prática em 2017 as ações previstas em seu Plano Diretor que demandarão investimentos da ordem de R$ 170 milhões. Já para os próximos meses, a unidade terá ampliado o número de leitos dos atuais 60 para 170, além de disponibilizar gama maior de serviços aos conveniados. A clientela da instituição é formada pelos associados de 35 planos de saúde que, juntos, somam mais de 600 mil vidas. 
  
O projeto tem como foco, segundo explicado pelo superintendente do Hospital, Marcello Burattini, o uso da tecnologia, a estrutura e o corpo clínico especializado para tratamentos e cirurgias de alta complexidade. O Evangélico tem como meta suprir a demanda por atendimento de elevada especialização e excelência em áreas essenciais, como cardiologia, neurocirurgia e oncologia. 
  
Atualmente, o HES atende 38 cidades num raio de até 120 quilômetros de Sorocaba, reunindo 450 colaboradores, entre diretos e terceirizados e um corpo clínico aberto com cerca de 700 médicos, de praticamente todas as especialidades, exceto maternidade e pediatria. 
  
O hospital opera, hoje, com 60 leitos de internação, 7 de UTI, 4 salas cirúrgicas e serviços de diagnóstico clínico e por imagem. Recebe média de 8 a 9 mil pacientes, por mês. A primeira etapa do plano, já implantada, consistiu na inauguração de um Pronto-Atendimento (PA) 24 horas, em julho de 2015. 
  
Hoje, o espaço tem tempo de espera otimizado de apenas 10 a 15 minutos, recebendo em torno de mil pessoas por mês e demandando um aporte anual de R$ 2 milhões para sua manutenção. O atendimento no PA 24 horas teve início com foco na cardiologia, atendendo, atualmente, todas as especialidades, inclusive, trauma e ortopedia. 
  
A segunda fase do plano, que começará neste ano e seguirá até 2019, tratará da expansão do atendimento em mais quatro andares do prédio assistencial do hospital, com entrada pela rua Imperatriz Leopoldina, nº 136. Lá, será ampliado em três vezes o número de leitos de internação, que chegarão a 170. 
  
Além disto, serão construídos nova UTI, novo Centro Cirúrgico, nova área de Oncologia e disponibilizado o serviço de Day Clinic. Esta etapa demandará um investimento de cerca de R$ 40 milhões, ao longo dos próximos dois anos. A terceira e última etapa de expansão do HES, prevista para até 2021, exigirá aporte total de mais R$ 60 milhões, e abrange a construção de um novo edifício para a prestação de serviços gerais à população.




ILUSTRAÇÕES FOTOGRÁFICAS




1º templo da Igreja Presbiteriana
de Sorocaba (construído em 1882)
onde funcionava a Escola Dominical


Escola Bíblica Dominical - Classe Débora
Onde brotou a ideia da construção do
Hospital Evangélico de Sorocaba


Foto da época da fundação do hospital


O prédio original do hospital (preservado)



Sr. João Valin e esposa
dona Dalinda
Mestre de obras  na construção
 do prédio antigo


O novo edifício do Hospital Evangélico



Visto por outro ângulo, o edifício se chama
Maria José Germano Gutierrez (D. Mulata)


Fachada na Rua Imperatriz Leopoldina


Atendentes em ação


Refeitório

CONCLUSÃO

 Este trabalho pode ser melhorado através de críticas construtivas e sugestões. É assim que tenho feito com todas as postagens publicadas em meu blog.

        Portanto, se você tiver qualquer contribuição a fazer, poderá entrar em contato comigo através do e-mail indicado no final desta publicação.


SOBRE O AUTOR DA POSTAGEM


Wilson do Carmo Ribeiro é industriário aposentado, professor e historiador diletante. 
É presbítero em exercício da Igreja Presbiteriana do Brasil, servindo atualmente na Igreja Presbiteriana Rocha Eterna de Sorocaba.
E-mail: prebwilson@hotmail.com

3 comentários:

  1. Uma matéria a ser compartilhado sobre como Deus age a partir de ideias aparentemente absurdas.
    Fé- dada por Deus numa humilde sala de Escola Dominical.
    Parabéns

    ResponderExcluir
  2. Caro Wilson, adorei a matéria sobre o hospital. Sou bisneto do Abdiel e é sempre bom conhecer mais dele. Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Ale: Obrigado por teu comentário. Conheci teu bisavô pregando na IP Filadélfia em Sorocaba. Ele teve papel importante também na História da Igreja Presbiteriana de Araçoiaba da Serra. Aí vai o link: http://wilson-ribeiro.blogspot.com/2011/03/historia-da-igreja-presbiteriana-de.html

      Excluir

QUINTO ENCONTRO DE CONJUNTOS E QUARTETOS MASCULINOS NA IGREJA PRESBITERIANA DE CAMPO LARGO EM SALTO DE PIRAPORA

  APRESENTAÇÃO Aconteceu dia 30-04-2011 com início às 19 h 30 minutos na I.P. de Campo Largo em Salto de Pirapora o 5º Encontro de Conjuntos...