segunda-feira, 15 de janeiro de 2018

PRESBITERIANA ( IGREJA) ROCHA ETERNA DE SOROCABA - 50 ANOS

APRESENTAÇÃO

No dia 03 de março de 2018 a Igreja Presbiteriana Rocha Eterna de Sorocaba estará dando início às comemorações do seu Jubileu de Ouro, ou seja, cinquenta anos de bênçãos recebidas de Deus a quem a comunidade tem procurado servir com inteireza de propósitos.

Para comemorar essa dádiva do Pai, achamos por bem editar uma postagem comemorativa, sucinta, até porque já existe uma com muitas informações e fotos que você pode visualizar clicando aqui: http://wilson-ribeiro.blogspot.com.br/2017/01/historia-da-igreja-presbiteriana-rocha.html

Com relação à programação elaborada pelo Conselho, colocaremos narrativas e fotos relativas aos eventos realizados.
            
É a história, como já dissemos, resumida, e algumas fotos que ilustram esses anos todos de vida e de trabalho do povo de Deus,,muitos dos quais já recolhidos pelo Pai.


Somente a Deus, toda a glória!     

     
RESUMO HISTÓRICO DA IGREJA PRESBITERIANA ROCHA ETERNA DE SOROCABA (IPRE)


Já existe no site da IP Rocha Eterna um histórico que resume sua trajetória desde a organização até 2008, quando a igreja comemorou 40 anos de sua organização.

O existente é este, o qual transcrevemos:

"A Igreja Presbiteriana Rocha Eterna comemorou em 2008 quarenta anos de organização. Tivemos um mês de celebrações especiais pelo nosso aniversário. Março foi marcante para a vida da comunidade. A bem da verdade a história da IPRE transcende os quarenta anos celebrados. São sessenta anos de eventos que se realizam para a glória de Deus e o desenvolvimento da Igreja.

A semelhança do que ocorreu na cidade de Corinto, referência apresentada por Paulo em sua primeira carta endereçada aquela comunidade, (1ª Cor 1.12; 3.4-7), a boa semente do Evangelho foi semeada no bairro Barcelona, logo no início da vida organizada da Igreja Presbiteriana Filadélfia de Sorocaba. Muitos contribuíram para a construção desse sonho que se tornou realidade abençoadora. As informações coletadas nos registros documentais da Igreja indicam o pastorado do Rev. Mathatias de Campos Fernandes, na década de 40, quando os irmãos José e Custódia Borges ofereceram sua modesta casa, a margem da Estrada de Ferro Votorantim, onde havia um desvio para o cruzamento de trens, para ali, num ambiente familiar, serem ministradas aulas de escola bíblica dominical. A partir daí concretizou-se não só uma escolinha dominical como também um ponto de propagação da graça de Deus.

No pastorado do Rev. Henrique de Oliveira Camargo, a partir de 1948, torna-se oficialmente organizada a Congregação Presbiteriana de Barcelona, da Igreja Presbiteriana Filadélfia. No pastorado do Rev. Abimael Campos Vieira, a partir de 1953, a Congregação e a Escola Bíblica experimentou um grande desenvolvimento. Muitas conversões e recepção de irmãos vindos de várias procedências.

A Congregação que viveu nômade sediada numa casa ou numa sala temporariamente recebeu da irmã Ana Duarte, a doação de um terreno na Avenida Paraguai. Desde aquela época notamos o amor e a disposição das irmãs para com o reino de Deus. Neste terreno foi então construído o primeiro templo da nossa comunidade, com muito esforço dos congregantes e especial ajuda da igreja materna. Tal acontecimento gerou um impulso ainda maior. Mais gente foi chegando e agregando valores na família que se fortalecia a cada dia. O templo já não acomodava toda a comunidade de forma confortável.

No dia 10 de julho de 1964 a Congregação Presbiteriana de Barcelona adquiriu uma nova propriedade na Rua Panamá, nº 259, endereço no qual permanecemos até a presente data. Em 1965 concluiu-se o novo templo, o qual nos dias atuais é o nosso salão social, pois este também, não foi suficiente diante do crescimento da Comunidade.

No dia 03 de março de 1968, a Congregação Presbiteriana de Barcelona, contando com membros suficientes e homens capazes para serem ordenados oficiais da Comunidade, resolve-se organizar a Igreja Presbiteriana de Barcelona.

O tempo passou. Em novembro de 2007, a Igreja entendendo que mais do que paredes e templos, o que a fez crescer e chegar até os dias de hoje, não foi apenas a sua localização, mas, especialmente, a graça do nosso bondoso Deus. Compreendemos que a vida dessa comunidade se desenvolveu através do tempo e do espaço transformando vidas para a glória de Deus, resolveu externar na sua denominação, não mais a sua localização e sim o fundamento que gerou sessenta anos de história. Tudo foi feito dentro das orientações da IPB. No dia 30 de março a Igreja sancionou a sua nova denominação; Igreja Presbiteriana Rocha Eterna de Sorocaba.

 Firmados na Rocha Eterna, nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, confiantemente esperamos continuar crescendo, através de uma vivência adoradora, fraterna e missional. Que o Senhor nos ajude. Soli Deo Glorie!"

MAIS DEZ ANOS DE BÊNÇÃOS NA SEARA DO SENHOR

Podemos afirmar que nesses últimos dez anos Deus continuou a abençoar grandemente a Igreja Presbiteriana Rocha Eterna de Sorocaba. As sociedades internas continuaram funcionando de forma organizada e desenvolvendo suas atividades de forma ininterrupta. Somente o Coral regido por nosso querido irmão Presb. Joaquim Rodrigues não teve mais como prosseguir devido problemas relacionados com a saúde (ou a falta dela) num grande número de coralistas devido ao aumento da idade, inclusive do próprio regente.

Nesse período foi consolidado o trabalho na Congregação Boas Novas, com a construção de um belo templo e a assistência de pastores e irmãos presbíteros que têm se disponibilizados a dar assistência àquele trabalho.
Por outro lado, a Congregação Ebenézer, que havia sido jurisdicionada ao Presbitério Leste Sorocabano, acabou voltando a ser uma congregação da IPRE e o trabalho está em franca reação, haja visto que atualmente tem 25 crianças na sua Escola Dominical;

O Conselho tem agido sabiamente de forma a preservar e, na medida do possível atualizando seu patrimônio, conservando sempre em ordem os templos e seus mobiliários.
Por outro lado, o número de membros tem crescido, tanto no rol de comungantes como também no de menores.

Ultimamente, uma novidade muito interessante e importante: O Brasil têm recebido milhares de refugiados haitianos e muitos deles vieram morar em Sorocaba. Vários deles, homens, mulheres e crianças têm frequentado nossa igreja e esta, através de um grupo de membros (homens e mulheres) teve a ideia de inicia-los na língua portuguesa, pois é sabido que esse povo fala o francês visto ter sido o país deles colonizado pela França.

A Deus, toda a glória!


DOIS PASTORADOS DURADOUROS

1 - Rev. Luiz Henrique Filho


Rev. Luiz Henrique Filho e família


         Dentre os obreiros que pastorearam a Igreja cabe destacar, pelo tempo de trabalho e pelos resultados constatados no desenvolvimento da igreja, o trabalho do Reverendo Luiz Henrique Filho, carinhosamente chamado por suas ex ovelhas e amigos por Pastor Luizinho.
        A seguir, um resumo da atuação do operoso obreiro na então Igreja Presbiteriana da Barcelona:
 - Pastoreou a igreja nos períodos de 1992 a 1994 e de 1996 a 2004. Seu ministério foi marcante na vida da igreja;

- Trabalhou ainda como seminarista durante três anos.

- No seu tempo como pastor da igreja ela  teve o maior crescimento numérico do PSRC, único presbitério em Sorocaba naquele tempo;

- Em seu pastorado construiu-se o templo no Bairro João Romão e foi iniciado o ponto de pregação e depois Congregação no bairro Julio de Mesquita Filho;
 - O Reverendo Luiz informou que no seu pastorado houve o maior percentual de dizimistas na igreja.
 - Na área musical, cantou no conjunto masculino e  foi, junto com sua esposa, o fundador do coral jovem, inclusive o nome do mesmo “Neuza Vieira de Aguiar” - foi dado naquela ocasião, com aprovação do Conselho.
- Incentivou seu presbítero Dilermando Félix Pereira a cursar o seminário para se tornar pastor, o que aconteceu. Luiz Henrique foi o tutor do seminarista Dile.

        Informo que esses dados foram fornecidos pelo próprio Reverendo Luiz Henrique Filho. Acrescento que, mesmo não estando já há alguns anos exercendo o pastorado da igreja ele é muito considerado e sempre convidado para pregar em ocasiões especiais.

Fonte: Informações fornecidas pelo próprio Reverendo Luiz Henrique Filho.

2 - Rev. Dilermando Félix Pereira


Rev. Dilermando e esposa dona Hilda


ESTUDOS E A ATIVIDADE COMERCIAL

Desde muito cedo Dile iniciou suas atividades profissionais. Foi representante comercial, gerente de loja de moda masculina e possuiu distribuidora de água potável, entre outros.
Lutou bastante para concluir seus estudos secundários, fazendo-o na modalidade de supletivo, obtendo seu certificado de conclusão do curso secundário na Escola Estadual Prof. Júlio Prestes de Albuquerque, o Estadão.

A CONVERSÃO E O OFICIALATO

Tendo ouvido a pregação da Palavra de Deus, converteu-se ao Evangelho de Jesus no ano de 1986, fazendo a pública profissão de fé e sendo batizado pelo Reverendo Benedicto Neves de Paula  na Igreja Presbiteriana Barcelona, a qual viria a se chamar posteriormente Igreja Presbiteriana Rocha Eterna.
Tendo se tornado membro bastante ativo na comunidade, a Assembléia da mesma elegeu-o para o ofício de diácono em 03-03-1993 e em 11-09-1994 para o ofício de Presbítero.

A VOCAÇÃO PASTORAL

No pastorado do Reverendo Luiz Henrique Filho, este notou que o presbítero Dilermando apresentava vocação para o Sagrado Ministério, tanto pelas pregações que fazia como nas visitações nas quais acompanhava o pastor.
O Pastor Luizinho, como muitos o chamam passou a incentivar o Presb. Dile a ingressar no seminário, o que ele acabou fazendo, mesmo enfrentando as dificuldades visto ser um pai de família.
Assim, no ano de 2003 ele iniciou o curso de Bacharel em Teologia no Seminário Presbiteriano do Sul em Campinas, concluindo esses estudos no ano de 2006.

EM CAMPO O PASTOR DILERMANDO

Após apresentar o Trabalho de Conclusão de Curso e pelos ritos e provas exigidos pelo Presbitério de Sorocaba, este designou-o pastor efetivo da Igreja Presbiteriana de Barcelona no exercício de 2007 e desde então ele vem conduzindo o rebanho dessa igreja com muita dedicação.
O Reverendo Dilermando foi eleito em Assembléia Extraordinária como pastor da igreja em 2008 com mandato de cinco anos. Vencido o mandato, em Assembléia realizada em 2016 ele foi reeleito por mais cinco anos, tomando posse dia 31-12-2016.
O Reverendo Dilermando vem há algum tempo participando da Comissão Executiva do Presbitério Leste Sorocabano, o qual foi organizado em 1999.
ALGUMAS INFORMAÇÕES DA ATUALIDADE

A IPRE conta atualmente com 214 membros comungantes e 44 não comungantes.  A Escola Dominical tem 132 alunos matriculados fora os das congregações Ebenézer e Boas Novas.
A Igreja conta com todas as sociedades domésticas organizadas e funcionando: UPH, SAF, UMP, UPA e UCP.
Na parte musical existe o Conjunto de Louvor, o Coral Jovem Presbiteriano Neusa Vieira de Aguiar, o Cojunto Feminino Vozes que Louvam e o Cojunto Masculino.

A Congregação Ebenezer, mais ampla e antiga está localizada no bairro João Romão e a Boas Novas no Parque Júlio de Mesquita Filho e tem contado com pastores auxiliares na tentativa de desenvolver seus trabalhos.

Atualmente o Conselho é integrado pelo Reverendo Dilermando Félix Pereira, já no segundo mandato como pastor eleito e pelos presbíteros Nelson Gonçalves, Justo Pacheco Júnior, André Luiz da Silva, Oswaldo Ribeiro de Carvalho, Luiz Carlos Rodrigues da Silva, Gamsliel Vassão de Oliveira e Oraci Almeida Júnior. 


GALERIA DE FOTOS:


a) FOTOS ATUAIS


Vista aérea de Sorocaba, SP


Bairro Barcelona - onde está localizada
nossa igreja


Templo sede e o salão social




ADMINISTRAÇÃO DA IGREJA

CONSELHO

Rev. Dilermando Félix Pereira
Presidente


Presbíteros (Ordem alfabética)

 André Luis Silva



Gamaliel Vassão
 de Oliveira



 Justo Pacheco Jr.



 Luiz Carlos 
Rodrigues da Silva



 Nelson Gonçalves



 Oraci Almeida Júnior



Oswaldo Ribeiro  de Carvalho


PASTORES COLABORADORES


Rev. Josimar Coimbra da Silva
Congregação Ebenézer



 Rev. José Sanches Valejo
Congregação Boas Novas



JUNTA DIACONAL


Adalberto Rosa Vieira



Ademar Gomes de Paiva



Admilson Silva de Campos



Dalmiro Rosa



Diego Rodrigues Maldonado



Dirceu Dias Duarte



Edilson dos Santos Ambrósio



Elian Arnould Pereira



Francisco de Assis Camargo



Ricardo Moraes Uceda



Rogério Bovice



Sergio Pereira Soares



William Artung Tessarin



Wagner Leandro Nogueira


Galeria de Pastores 


 Henrique de Oliveira Camargo, Abimael de Campos Vieira, Moisés Martins de Aguiar, Celso Pedroso Fontão, Benedicto Neves de Paula, Eli Barbosa, Ramon Perez, Luiz Henrique Filho, Leocádio Carpiné e Dilermando Félix Pereira


Saf - Sociedade Auxiliadora Feminina


Pastor Dilermando e crianças da UCP



Conjunto Masculino


Conjunto Feminino Vozes que Louvam


Coral Jovem Presbiteriano Neusa Vieira de Aguiar
(Apresentação na Câmara Municipal de Sorocaba
em Sessão Solene pelos 158 anos do
Presbiterianismo no Brasil


Conjunto Feminino da Congregação Boas Novas



Vista interna do templo da igreja sede



Vista interna do templo da Congregação Ebenézer



Lançamento da pedra fundamental do templo
da Congregação Boas Novas pelo Pastor Dile



E o templo concluído



A igreja em momento de recreação no Morro
da Fazenda Ipanema 



Cantata de Páscoa 2017



Escola Bíblica fe Férias
(Julho 2017)



Ajudando haitianos a aprender a língua portuguesa
(foto de confraternização de fim de ano)



Pastor Dilermando trazendo a mensagem
no culto vespertino todos os domingos



Que é transmitido pelo Rádio Big Gospel (Web) 
sob a direção de Vinicius Vieira Pereira



Família Wincler: Participativa, a irmã Arlete
tem exercido o magistério na Escola Dominical. 
Já a filha Bruna administra o site da igreja e, com
o esposo Ulisses,  participa do coral e do 
Conjunto de Louvor sendo ele o guitarrista. 
O esposo Tarciso é frequente na EBD.  



Presb. Daniel Dias de Oliveira - Aos 92
anos de idade é o presbítero em disponibilidade
mais idoso da igreja. Na foto, cercado pelo
carinho das netas


B - FOTOS HISTÓRICAS


Presb. Bento de Assis Pontes
(99 anos de idade e 74 de presbiterato)
(falecido)


Presb. Norberto Vieira
Pedreiro que construiu
o templo da Congregação
Ebenézer. (falecido)



Presb. Joel de Oliveira Duarte
(falecido)



Jair Bonani (falecido)e dona Dalva 
(Pioneiros na Congregação Ebenézer)



Coral da Igreja Presbiteriana de Barcelona
(década de 1980)



Alunos da Escola Dominical em 1982
(templo em construção)



Culto nos lares (década de 1980)



Comemoração do Dia da Bíblia (década de 1970)



Encenação da Páscoa (2009)



SAF da Igreja Presbiteriana de Barcelona
(1980)



Visita ao asilo (2008)



Rev. Abimael Campos Vieira em culto festivo
pelo aniversário do diác. Joel Paulo Pinto


Emerência do diác. Joel Paulo Pinto



Presb. Wilson do Carmo Ribeiro recebe homenagem
da IPRE pelo encerramento de sua carreira ininterrupta de 42 anos
de presbiterato, sendo os últimos cinco em nossa igreja
(Na foto, o presbítero está acompanhado de parte de sua
família. )



AS COMEMORAÇÕES ALUSIVAS AO JUBILEU











As comemoração relativas aos 50 anos da Igreja Presbiteriana Rocha Eterna de Sorocaba tiveram início no primeiro domingo do mês de março de 2018, tendo pregado o Reverendo Dilermando Félix Pereira, pastor da igreja, com ministração da Santa Ceia.









No segundo domingo fez-se presente o ex pastor da IPRE, Reverendo Luiz Henrique Filhos, o qual ministrou a lição da Escola Bíblica Dominical para todas as classes reunidas na nave do templo e pregou no culto vespertino.











No terceiro domingo  foi a vez de ministrar a palavra o Reverendo Leocádio Carpiné, ex pastor da IPRE, jubilado já há alguns anos.







Por fim, no quarto domingo foi a vez do Reverendo Ely Barbosa, também ex pastor da igreja, jubilado há algum tempo, de trazer a mensagem da Palavra.
Participaram dos cultos os conjuntos muscais da IPRE, a saber: Conjunto de Louvor, Coral Neusa Vieira de Aguiar e Conjunto Feminino Vozes que Louvam.







No último sábado foi realizado um jantar para o qual foram convidados todos os membros da igreja e também os frequentadores assíduos que ainda não são membros. (ver fotos).

Um cardápio muito bem elaborado foi servido aos que compareceram em um buffet da cidade.
 A decoração, por sinal muito caprichada, foi feita pela irmã Rogéria Duarte.
Durante o mês ocorreu também a comemoração dos 19 anos do Artesanato. (ver fotos)
Louvamos a Deus por tudo, pois para Ele foram feitas todas essas coisas. Parabéns à nossa igreja cinquentenária!




ALGUMAS FOTOS DO JANTAR














ARTESANATO NA IPRE – RESUMO HISTÓRICO

O trabalho de Artesanato na greja Presbiteriana Rocha Eterna treve início em 23-10-1998 no lar da irmã Rogéria R.D. Duarte, situado à Rua Panamá, nº151, bairro Barcelona em Sorocaba, SP.
Fizeram parte do grupo as irmãs Rogéria R.D. Duarte, Elisa Manente da Silva (Coordenadoras), Fabiana A. Muniz Henrique, Lidia Quezada Rodrigues, Célia A. Puertas de Oliveira, Margarida Paulo Pinto e Carmélia Rosa de Oliveira.
O trabalho teve como objetivo a evangelização e o ensino de artes manuais, sendo ministrado às quintas feira às 14 horas. Em 08-04-1999 o Artesanato foi transferido para o salão social da igreja, anexo à mesma. O motivo da transferência foi o aumento de alunas. Havia 44 alunas mais as professoras Jacira Alves da Silva e Conceição Carrijo Gobbo.
Havendo crianças, as adolescentes Ana Célia V. Aguiar e Viviane V. Pereira colaboravam cuidando delas.
Nessa ocasião passaram a frequentar o trabalho as irmãs: Neusa Vieira Aguiar, Elisa R. Fernandes de Deus, Edenise Parra Camargo, Dalva Rosa Bonani e Ortência Fernandes. O trabalho contava com o suporte do pastor da igreja à época, Reverendo Luiz Henrique Filho, do então Presbítero Dilermando Félix Pereira e do Presbítero Tiago Ferreira de Aguiar.
Em fevereiro de 2001 o Artesanato passou a ser um departamento da igreja e também com o trabalho da irmã Clarisse de Campos Benites, sempre oferendo cursos variados de artes manuais, antecedido de devocionais.
 Nessa ocasião teve também o início do fornecimento de lanches, preparados pelas irmãs Elisa Manente e Itamar Ferreira. Nessa época o trabalho adquiriu sua estabilidade.
O Artesanato da IPRE possui material que já era disponibilizado e adquiriu duas máquinas novas. Continua sob a coordenação das irmãs Elisa Manente e Clarisse, colaborando na cozinha as irmãs Madalena e Dirce na preparação dos lanches que são servidos.
O Artesanato conta atualmente com 44 alunas e passou a ser chamado de “Arte e Evangelização” e estamos on line com o grupo “Artesanato em Família”.
...até aqui nos ajudou o Senhor por isso estamos alegres (1 Samuel 7.12).

Fonte: Livros 1 e 2 do Artesanato, com a colaboração das irmãs Elisa Manente e Claudineide Marra Ribeiro.


FOTOS DO ARTESANATO NA IPRE












CONCLUSÃO

         Este trabalho pode ser melhorado através de críticas construtivas e sugestões. É assim que tenho feito com todas as postagens publicadas em meu blog.
        Portanto, se você tiver qualquer contribuição a fazer, poderá entrar em contato comigo através do e-mail indicado no final desta publicação


SOBRE O AUTOR DA POSTAGEM




Wilson do Carmo Ribeiro é industriário aposentado, professor e historiador diletante. 
É presbítero emérito da Igreja Presbiteriana do Brasil e membro da  Igreja Presbiteriana Rocha Eterna de Sorocaba.
E-mail: prebwilson@hotmail.com














Nenhum comentário:

Postar um comentário

QUINTO ENCONTRO DE CONJUNTOS E QUARTETOS MASCULINOS NA IGREJA PRESBITERIANA DE CAMPO LARGO EM SALTO DE PIRAPORA

  APRESENTAÇÃO Aconteceu dia 30-04-2011 com início às 19 h 30 minutos na I.P. de Campo Largo em Salto de Pirapora o 5º Encontro de Conjuntos...