terça-feira, 2 de janeiro de 2018

JOSÉ BENTO DOS SANTOS - LEMBRANÇAS DE UM CIDADÃO ATUANTE

APRESENTAÇÃO

Neste breve trabalho desejo recordar a trajetória de um ex companheiro de trabalho de mais de trinta anos na Cia. Brasileira de Alumínio: José Bento dos Santos, já falecido.
Conheci-o no inínio na década de 1960 quando fui admitido para trabalhar na CBA e ele era Chefe do Almoxarifado Geral, onde foi trabalhar meu mano Nilson, também já falecido.
Posteriormente o Prof. José Bento foi transferido para coordenar o SENAI-Alumínio, que posteriormente teve suas atividades ampliadas e tornou-se o Depto. Educacional da CBA.

Homem dotado de elevado senso de cidadania, foi Comissário de Menores e Comandante do Grupo de Escoteiros Lindolfo Pio da Silva Dias em Alumínio. Na primeira função ele foi substituído pelo Sr. Edson Euzébio de Araújo (Edson Caminhão) e na segunda pelo Sr. João Sabby, todos já falecidos.
Convidado por ele, fui Instrutor no SENAI, ministrando cursos diversos para Treinamento de Maiores que se preparavam para alçar voos mais altos, preparando-se para cursos nas áreas de mecânica, eletricidade, etc.
Quando Alumínio era ainda um bairro de Mairinque, ele entrou na política, tendo trabalhado para que a localidade fosse elevada à condição de Distrito, o que ocorreu em 1980 e depois trabalhou pela emancipação, que aconteceu em 1991.
Sobre  a atividade política falaremos mais detalhadamente em outro tópico.

ENTUSIASTA DOS DESFILES CÍVICOS.

Engajado na área educacional da comunidade e tendo o apoio incondicional do Engº Antonio de Castro Figueirôa, Diretor Industrial da CBA, o Prof. José Bento envolvia todas as escolas, clubes desportivos e de serviço nas comemorações das datas cívicas em Alumínio, especialmente 7 de Setembro e 21 de abril.
Nessas datas os desfiles eram belíssimos com verdadeiros carros alegóricos cedidos pela CBA às escolas para apresentar seus alunos caracterizados nas mais diversas expressões culturais. E o Prof. José Bento era o elo entre a CBA e as escolas, caprichando para que tudo acontecesse dentro da melhor organização possível. Havia intensa participação popular nesses eventos realizados nas ruas da localidade.

O ANIMADOR DE AUDITÓRIO

Na década de 1960 o Prof. José Bento se tornava num animado apresentador de programa de auditório nos domingos de manhã, tendo como palco o Cine Alumínio.
No programa, o Prof. Bento dava oportunidade para as pessoas da comunidade se inscrever e apresentar seus dotes artísticos, sendo na maioria jovens e adolescentes que sonhavam com uma carreira de cantor(a).
Haviam os patrocinadores representados pelos comerciantes locais, os quais doavam produtos que eram distribuídos às pessoas do auditório. Via de regra, ele fazia uma pergunta de natureza histórico-geográfica e quem acertasse primeiro levava o brinde.
Poderíamos dizer que se tratava Das Alegres Manhãs de Domingo”.

UMA BIOGRAFIA SUCINTA

Filho de Bento dos Santos e Adelina Manente, José Bento nasceu em Sorocaba, SP, aos 17-11-1932 e foi casado com a senhora  Maria Josefa Veiga Santos.O casal teve os filhos Antonio Carlos Veiga Santos (Dido) e Roberto Veiga Santos (Beto). A esposa faleceu em 2004 e José Bento em 2010.

Foi eleito Vereador à Câmara Municipal de Mairinque pela ARENA em 1972 com 332 votos, reelegendo-se em 1976 pelo mesmo partido com 254 votos e novamente eleito em 1982 pelo PMDB com 251 votos.
Ocupou por mais de uma vez a Presidência da Câmara Municipal de Mairinque.
Trabalhou por mais de trinta anos na CBA e foi sócio-fundador do Liceu Roberto Simonsen, escola  que deu grande impulso ao ensino técnico de segundo grau nas modalidades de metalurgia,  eletrônica, eletromecânica e instrumentação, preparando centenas de novos profissionais nessa área para o trabalho na na CBA e outras indústrias que necessitavam desse tipo de mão-de-obra especializado por causa do grande avanço tecnológico que vinha acontecendo no mundo todo.
Fonte :Livro Caminhos Percorridos (João R. Pinto Figueiredo) e http://wilson-ribeiro.blogspot.com.br/2012/05/pequena-historia-do-municipio-de.html



ILUSTRAÇÕES FOTOGRÁFICAS



Foto familiar (colaboração do
filho Beto Veiga)


Comandando os escoteiros


Programa de Calouros no Cine Alumínio


Sra. Zoraide, revelada em Alumínio,
chegou a participar  do Programa de 
calouros do Bolinha na BAND


"Caminho da Roça" por mais de 30 anos.
Na esquina o prédio do SENAI, que depois 
foi utilizado pelo Liceu Roberto Simonsen



Engº Antonio de Castro Figueirôa, Diretor
Industrial da CBA de 1955 a 1985 que costumava
dizer que aquele que tem o poder nas mãos "é
responsável por fazer o homem integral". 
Daí o apoio e a cobrança sobre os funcionários
para que estudassem e se tornassem profissionais 


Alumínio: Representada por José Bento na 
Câmara Municipal de Mairinque em três 
legislaturas


Nos dois primeiros mandatos a Câmara tinha
seu plenário dentro do Paço Municipal


E no último mandato, já em prédio próprio


Foto na galeria dos Presidentes
da Câmara Municipal


Fotomontagem com outros vereadores que 
moraram  ou moram em Alumínio:
Abel Souto, Alcides Bianco, Arlindo Taraborelli, Geraldo 
Xavier de Lima, Vitor Lippi, Helio Wanderley Neto, Jaime Henrique 
Duarte, Jairo Antunes dos Santos, João Loureiro Miranda, 
Wilson do Carmo Ribeiro, José Aparecida Tisêo, José Bento dos Santos, 
José Netto do Prado Luiz Gonzaga Tiseo, Zacarias Calixto Tobias, 
Mário Miranda Amaral, Maurel Miller, Orlando Silva, Severino Simões 
Almeida e João Porfirio Sarmento


Em evento beneficente, com os amigos Mário
 Miranda do Amaral e Benedito de Souza Filho


Trabalhando pela emancipação de Alumínio:
Primeiro à esquerda na foto


"Batendo uma bolinha" nos torneios
internos de futsal da CBA


Comissário de Menores que teve


Edson Caminhão, sucessor. 


e João Sabby no comando do Grupo de Escoteiros


Beto, um dos filhos, com o vizinho Antonio
Bello Júnior. brincando com granizo após
uma chuva torrencial


Desfile Cívico 1


Desfile Cívico 2


Desfile Cívico 3



CONCLUSÃO


         Este trabalho pode ser melhorado através de críticas construtivas e sugestões. É assim que tenho feito com todas as postagens publicadas em meu blog.

        Portanto, se você tiver qualquer contribuição a fazer, poderá entrar em contato comigo através do e-mail indicado no final desta publicação.


SOBRE O AUTOR DA POSTAGEM



Wilson do Carmo Ribeiro é industriário aposentado, professor e historiador diletante. 
É presbítero emérito da Igreja Presbiteriana do Brasil.
E-mail: prebwilson@hotmail.com
















Um comentário:

  1. Saudades da CBA, fui funcionário de janeiro de 1972 a novembro de 1974, me tornei profissional graças o apoio da CBA.O Foi o meu primeiro emprego, não esqueço.

    ResponderExcluir

QUINTO ENCONTRO DE CONJUNTOS E QUARTETOS MASCULINOS NA IGREJA PRESBITERIANA DE CAMPO LARGO EM SALTO DE PIRAPORA

  APRESENTAÇÃO Aconteceu dia 30-04-2011 com início às 19 h 30 minutos na I.P. de Campo Largo em Salto de Pirapora o 5º Encontro de Conjuntos...